Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Morador de SC era parte da engrenagem de desvio nacional de petróleo da Transpetro
Por Administrador
Publicado em 23/01/2026 07:07
Segurança

Um morador de Santa Catarina foi preso nesta quinta-feira (22) durante a Operação Haras do Crime, da Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro. O homem, que vive em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, é apontado na investigação como um dos motoristas do grupo criminoso que desviava petróleo da Transpetro. Na casa dele, os agentes também recolheram documentos e eletrônicos.

 

Ao todo, são 13 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão sendo cumpridos desde as primeiras horas do dia, não apenas no RJ e SC, mas também em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.

 

Conforme o inquérito, aberto em 2024, o grupo fazia perfurações clandestinas em oleodutos da Transpetro que passam pela fazenda das gêmeas Shanna e Tamara Garcia em Guapimirim, na Baixada Fluminense. Entretanto, não há mandados contra elas e nem contra ninguém da família nesta quinta, pois a polícia ainda não encontrou provas de que soubessem dos desvios no terreno.

 

 

A investigação revelou “um ciclo criminoso integrado”, que começava com a perfuração clandestina do duto e a proteção armada do ponto ilegal. Depois, era realizado um carregamento rápido do petróleo em caminhões-tanque, que pegavam rotas interestaduais. O produto era comercializado com notas fiscais falsificadas, emitidas por empresas de fachada, segundo o processo.

 

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, pelo menos 15 empresas em diversos estados compunham a engrenagem do esquema criminoso, especialmente no contexto da lavagem de dinheiro. O prejuízo com os desvios passa de R$ 6 milhões.

 

Fonte:Nsc

Comentários