O técnico do Grêmio, Luís Castro, se manifestou oficialmente após repercussão da declaração supostamente racista, feita durante a coletiva de imprensa após o GreNal 449, disputado no último domingo (25). A fala do treinador, ao afirmar que o clube viveu um “dia negro”, foi considerada de cunho racista e gerou críticas nas redes sociais.
Diante da repercussão, Luís Castro divulgou uma nota oficial de retratação, na qual pediu desculpas pela expressão utilizada e afirmou que não houve intenção de ofensa racial.
Nota oficial de Luís Castro sobre acusação de racismo
“Venho a público pedir desculpa em relação à expressão utilizada no final do clássico deste domingo em conferência de imprensa. Em momento algum tive a intenção de praticar qualquer ofensa racista. Referi-me unicamente ao contexto do jogo. Reforço a minha posição de defesa da igualdade como valor social. Igualdade de oportunidades, raças e religiões. Reafirmo as minhas humildes desculpas. Respeito a aprendizagem com o compromisso de não repetir a expressão“, disse.
Repercussão após o clássico GreNal
A declaração ocorreu logo após o clássico entre Grêmio e Internacional. A expressão utilizada pelo treinador gerou debates sobre linguagem, racismo estrutural e responsabilidade de figuras públicas no esporte.
Até o momento, o Grêmio não informou se haverá medidas internas, e o caso segue sendo debatido por torcedores e comentaristas esportivos.
Grêmio e Internacional no Gaúchão
Com a derrota, o Grêmio permaneceu com 9 pontos, na liderança do Grupo B, à frente do Caxias, que soma 7 pontos . Já o Internacional chegou aos 12 pontos no Grupo A, abrindo um ponto de vantagem sobre o Juventude, que tem 11 pontos.
A dupla GreNal entra em campo na próximo sábado (31), às 16h30min. O Grêmio recebe o Juventude, vice-líder do grupo A, na Arena. Já o Internacional, vai jogar contra o Caxias, vice-líder do grupo B, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Fonte:Scc10