Um artefato explosivo encontrado por um cidadão no município de Atalanta, no Vale do Itajaí, nesta terça-feira (27), mobilizou uma força-tarefa pela Polícia Militar para detonação segura do objeto em um terreno baldio. O artefato foi entregue ao Grupo da Polícia Militar de Atalanta, pertencente à 4ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar.
Segundo a PM, o objeto foi localizado por uma pessoa que, ao reconhecer o potencial risco, realizou a entrega à guarnição. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), então, foi acionado, com policiais do Esquadrão Antibombas, da Companhia de Operações, Busca, Resgate e Assalto (COBRA), realizando os protocolos de segurança.
Dessa forma, foi feita a análise técnica, a remoção e a desativação do artefato. Um vídeo mostra a detonação sendo feita, com apoio do helicóptero da PM.
Agora, deve ser elaborado um parecer técnico pela equipe especializada, segundo a Polícia Militar.
O que fazer ao ver um artefato explosivo?
Segundo a Polícia Militar, ao localizar qualquer objeto com características de artefato explosivo, a população não deve o manusear, não o transportar e nem tentar detoná-lo.
Assim, a pessoa deve se afastar do local e acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Fonte;nsc