Um jovem de 22 anos, natural do Rio de Janeiro, desapareceu após se afogar na Praia de Cabeçudas, em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (28). A ocorrência foi registrada por volta das 12h, entre o Posto 3 e o Cadeirão da praia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar(CBMSC), a vítima entrou no mar e, ao furar uma onda, não conseguiu se apoiar no fundo ao retornar, começando a se afogar. Testemunhas relataram que o jovem passou a pedir ajuda, mas teve dificuldades para se manter na superfície.
O tio da vítima, que estava na areia, percebeu a situação e tentou inicialmente pedir socorro. Sem sucesso, pegou uma prancha infantil de bodyboard e entrou no mar na tentativa de resgate. No entanto, segundo ele, não conseguiu chegar a tempo e viu o sobrinho submergir.
Guarda-vidas civis que estavam no posto também se deslocaram rapidamente até o local, mas, ao se aproximarem, já não conseguiram mais visualizar o jovem, que havia desaparecido sob a água.
Buscas mobilizaram equipes especializadas
Logo após o ocorrido, foram iniciadas buscas por apneia no ponto da submersão, além de varreduras na superfície com apoio da moto aquática e dos guarda-vidas. A aeronave Arcanjo-03 também participou da operação, realizando buscas aéreas por cerca de uma hora.
A guarnição de busca e mergulho foi acionada e realizou buscas subaquáticas com técnicas especializadas, como cabo de fundo e busca circular. No entanto, no fim da tarde, o mar passou a apresentar fortes correntes, o que dificultou a continuidade dos mergulhos com segurança.
Diante das condições adversas, as equipes passaram a concentrar os trabalhos na superfície, com apoio da embarcação BI Anchova. As buscas seguiram até o fim da luz natural, mas, até o momento, a vítima não foi localizada.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, as buscas serão retomadas nesta quarta-feira (29), com o emprego da moto aquática MA 28 e da embarcação BI Anchova, dando continuidade à operação.
Fonte:Scc10