Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cobras e ave em perigo de extinção são achados em operação contra tráfico de animais em SC
Por Administrador
Publicado em 06/02/2026 18:50
Segurança

Uma operação contra o tráfico de animais silvestres apreendeu cobras, jabutis, araras e até um papagaio-de-peito-roxo, espécie em perigo de extinção. A ação da Polícia Civil ocorreu em duas fases, em 22 de janeiro e entre 4 e 5 de fevereiro, em cidades da Serra catarinense. Os suspeitos responderão pelos crimes de tráfico de animais e maus-tratos, infrações previstas na Lei de Crimes Ambientais. Os animais foram resgatados.

 

Segundo a Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e crimes contra as Relações de Consumo (DCAC/DEIC), que deflagrou a operação em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), dois traficantes de animais foram identificados durante as identificações, assim como três clientes.

 

Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos, quatro deles na primeira fase na operação, em janeiro, em Lages. Nas diligências foram apreendidos uma cobra jiboia, uma ave Agapórnis e cinco jabutis — um adulto e quatro filhotes.

 

 

Os outros quatro mandados foram cumpridos entre os dias 4 e 5 de fevereiro, em três cidades serranas. Em Alfredo Wagner, foram apreendidos uma tartaruga-tigre-d’água, um papagaio-de-peito-roxo (espécie em perigo de extinção) e cinco pássaros silvestres. Já em Lages, foram verificados dois imóveis onde as equipes recolheram três jabutis-piranga e duas cobras, uma jiboia e uma cobra-do-milho (corn snake). Em uma propriedade rural no interior de São Joaquim, foi apreendida uma arara-canindé.

 

Ao todo, 20 animais silvestres foram resgatados. Ainda foram apreendidos dispositivos eletrônicos, segundo a Polícia Civil, permitirão o aprofundamento das investigações. Os animais resgatados foram recolhidos pela equipe do IMA, e devem passar por avaliação técnica e receberão os cuidados necessários antes da definição do destino.

 

Os suspeitos responderão pelos crimes de tráfico de animais e maus-tratos, infrações previstas na Lei de Crimes Ambientais. As diligências contaram com apoio de equipes das Polícia Civil de São Joaquim.

 

Fonte;Nsc

Comentários