Mulheres e pessoas idosas que utilizam o transporte coletivo urbano de Blumenau passaram a contar com uma nova medida de segurança. Entrou em vigor a lei que permite o embarque e o desembarque desses passageiros fora dos pontos de ônibus entre 22h e 5h. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Egidio Ferrari na última quinta-feira (18).
Com a nova regra, mulheres e idosos não precisam mais embarcar ou descer obrigatoriamente nos pontos de parada durante o período noturno. Eles podem escolher um local que considerem mais seguro, desde que esteja dentro do trajeto da linha e respeite as normas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Na prática, para embarcar, basta fazer um sinal ao motorista. Já para o desembarque, o passageiro deve informar ao cobrador o local onde deseja descer.
Fora do período entre 22h e 5h, permanece valendo a regra tradicional para todos os usuários do transporte coletivo, com embarque e desembarque realizados exclusivamente nos pontos de ônibus.
A autora da proposta, vereadora Cristiane Loureiro, afirma que o objetivo da medida é ampliar a proteção de mulheres e idosos, especialmente em horários de menor circulação de pessoas nas ruas. Segundo ela, a iniciativa também pode beneficiar pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, permitindo a escolha de locais mais seguros e acessíveis para o desembarque.
A nova legislação busca oferecer mais tranquilidade aos usuários do transporte coletivo durante a noite, reforçando a segurança de quem depende diariamente dos ônibus para se deslocar pela cidade.
Fonte:Testo Notícias