O vereador Luís Fernando Almeida representou Jaraguá do Sul no Summit Cidades 2026, realizado em Florianópolis, onde compartilhou iniciativas inovadoras que vêm modernizando a atuação do Poder Legislativo por meio da tecnologia, da Inteligência Artificial (IA) e da fiscalização baseada em dados.
Reconhecido como um dos principais eventos da América Latina voltados a cidades inteligentes, inovação e gestão pública, o Summit reuniu gestores, vereadores, prefeitos, especialistas e lideranças de todo o país. Durante a programação, Almeida apresentou duas palestras que destacaram experiências desenvolvidas em Jaraguá do Sul e despertaram o interesse dos participantes.
Na palestra “Tecnologia no Legislativo: O Impacto da IA na Gestão do Gabinete”, o parlamentar demonstrou como a Inteligência Artificial tem sido aplicada para aprimorar a gestão do mandato, organizar demandas da população, identificar necessidades por regiões da cidade e tornar mais eficientes os serviços oferecidos aos cidadãos. Segundo ele, a utilização da tecnologia deve ocorrer de forma ética, transparente e responsável, fortalecendo a conexão entre representantes e comunidade.
Já na apresentação “O Fim do Achismo: A Revolução da Fiscalização em Tempo Real”, Almeida destacou a criação da Sala de Fiscalização e Acesso à Informação, iniciativa implantada na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e considerada a primeira do Brasil instituída por lei para garantir acesso direto, permanente e auditável aos sistemas da Prefeitura. A ferramenta amplia a transparência da administração pública, fortalece o papel fiscalizador do Legislativo e permite o acompanhamento em tempo real de informações relacionadas à saúde, educação, obras e finanças.
“Hoje não é mais possível fiscalizar olhando apenas para o passado. A tecnologia precisa ser uma aliada do Legislativo para garantir mais transparência, eficiência e resultados concretos para a população”, afirmou Almeida durante uma das apresentações.
Além de exercer seu segundo mandato como vereador, Luís Fernando Almeida é advogado, professor universitário, mestre em Gestão de Políticas Públicas e ex-presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.
A participação no Summit Cidades 2026 reforça o destaque de Jaraguá do Sul no cenário nacional em temas como inovação pública, transformação digital e fortalecimento dos mecanismos de transparência e controle social.
“Quando a tecnologia é utilizada com responsabilidade, quem ganha é o cidadão. Nosso objetivo é tornar o mandato mais eficiente, a fiscalização mais efetiva e a gestão pública mais transparente”, concluiu o vereador.
Fonte:Diário da Jaraguá