Um grupo de cerca de 50 motoboys realizaram um protesto na frente da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
O ato realizado na tarde desta quinta-feira (12) busca a isenção da cobrança dos motociclistas no estacionamento rotativo no município.
A polêmica começou logo após o anúncio da empresa que vai operar o sistema a partir do dia 16 de maio.
O número de vagas dos motociclistas aumentou de 244 para 413, um acréscimo de 69%.
Porém, o pagamento nas áreas exclusivas começou a ser exigido para os condutores de motocicletas, o que antes era gratuito.
O líder do grupo Motoboys Particulares de Jaraguá do Sul, Márcio lemos Schramm, de 43 anos, afirma que os entregadores já levaram a discussão para a Câmara de Vereadores.
No Legislativo, os motoentregadores buscaram o apoio para o não pagamento da taxa de estacionamento, pois o tempo de tolerância de 15 minutos é insuficiente para eles.
“Para quem trabalha por aplicativo, a espera chega a ser de 40 minutos para o estabelecimento liberar o pedido. Se você ficar esperando, vai ter que pagar o estacionamento, mesmo com os 15 minutos de tolerância. Isso fica inviável para os motoboys. A gente quer isenção total para poder prestar esse serviço para a sociedade e gerar renda”, frisa.
Schramm relata que a cobrança do estacionamento pode colocar em risco a categoria.
Ele destaca que os motoboys vão precisar repassar esse custo para o valor cobrado pelo serviço.
Tornando mais caro o serviço, empresas que dependem das entregas podem enfrentar dificuldades.
“Se você cobrar R$ 15 por uma entrega no Centro, não vai ter mais entrega. Então, o comércio vai começar a quebrar e aí nós quebramos a cidade. Nós conseguimos uma reunião na CDL para esta sexta, às 10h, para chegar a um consenso nessa questão. Agora, queremos falar com o prefeito para um parecer da parte dele. A nossa ideia é fazer com que o problema seja resolvido e todo mundo ganhe”, pondera.
Os motoboys saíram da Prefeitura sem conseguir falar com o prefeito Jair Franzner.
Franzner estava cumprindo agenda fora do Centro Administrativo Municipal.