Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram um requerimento para a realização de uma audiência pública com o objetivo de discutir a problemática da violência contra a mulher. O requerimento foi apresentado pelas vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo), procuradoras da Mulher. A sessão aconteceu nesta quinta-feira (1º) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
O evento, intitulado "Combate à violência contra a mulher no Município de Jaraguá do Sul - realidades e perspectivas", será realizado em agosto. A audiência pública faz parte das atividades programadas para o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência doméstica.
Durante sua defesa do requerimento na tribuna, a vereadora Nina destacou dados preocupantes do Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina. Apenas entre janeiro e abril deste ano, a Justiça concedeu 9.647 medidas protetivas para mulheres do estado, visando sua segurança diante de agressores.
Além disso, segundo o mesmo órgão, ocorreram 22 feminicídios em Santa Catarina em 2023, sendo um deles na região do Vale do Itapocu. A vereadora também ressaltou que, no ano passado, três mulheres foram vítimas de homicídio em Jaraguá do Sul.
Para Nina, é fundamental promover um debate envolvendo todas as entidades pertinentes ao tema, a fim de compreender a realidade do município e buscar soluções para reduzir esses alarmantes índices de violência.
“Pois quando falamos em violência contra a mulher, nós falamos de família. E é um dever de todos nós, precisamos fazer a nossa parte. Falar sobre machismo, respeitar a voz das mulheres e a vez delas”, explicou.
A data para realização da audiência em agosto ainda será definida pelo Legislativo.