Conforme o alerta, há possibilidade de que a chuva comece ainda durante a madrugada e chegue entre 30 e 50 milímetros.
Para se ter uma ideia, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Portanto, 50 milímetros representam 50 litros de água por metro quadrado.
Chuva volumosa em Joinville é favorecida pela formação de ciclone
Segundo a meteorologia, a condição de instabilidades associada ao processo de formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo a costa do Sul do Brasil, favorece o desenvolvimento de temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo em Santa Catarina.
Para a região de Joinville, o risco é para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, além de danos na rede elétrica, destelhamento e queda de galhos de árvores.
A orientação é que em caso de alagamento, as pessoas evitem passar pela água, além de ter cuidado especial com crianças próximas de pontes, pois a correnteza tende a aumentar.
Outra orientação é procurar um local seguro em caso de vento forte e ficar longe de janelas, placas, árvores e demais objetos que possam ser arremessados com a força do vento.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.
Temperaturas despencam em Joinville
Os próximos dias também devem ser de frio intenso em Joinville. Já nesta segunda-feira (27), as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 16º C, de acordo com a Epagri/Ciram.
Fonte:ND Mais