Uma dupla que se passava por advogados para exigir pagamentos foi presa, na segunda-feira (27), em Barra Velha, no Norte de Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos presos estariam envolvidos em diversos crimes de estelionato, praticados em Florianópolis.
Conforme o delegado Osmar Carraro, da Divisão de Combate a Estelionatos da Capital do Departamento de Investigação Criminal da Capital, entre os crimes cometidos, estaria a cobrança de uma falsa “fiança” de uma vítima.
Neste caso, o parente desta vítima estaria respondendo por uma infração penal – não revelada – e um dos “falsos advogados” afirmou que seria exigido R$ 12 mil para a fiança. Se não fosse paga, aconteceria a prisão do parente da vítima. A vítima, então, fez um empréstimo e pagou ao suspeito, mas tratava-se de um golpe.
Em outro caso, ainda segundo o delegado, a dupla também estaria exigindo um pagamento de outra vítima para intermediar processos de “falsa” aposentadoria. Os falsos advogados prometiam às vítimas que iriam conseguir aposentá-las, perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e cobravam quantias para realizar este serviço.
Os suspeitos foram encaminhados ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, para posterior audiência judicial de custódia.
Fonte: NSC total