Jacson desapareceu e foi encontrado enterrado com disparos de arma de fogo. Conforme a conclusão do inquérito, uma 'amiga' atraiu o adolescente para uma emboscada.
A Polícia Civil concluiu a investigação do assassinato de Jacson Pietro de Lima dos Santos, em Xaxim, Oeste de Santa Catarina. O adolescente de 15 anos estava enterrado no bairro Santa Terezinha e com ferimentos de arma de fogo.
O delegado responsável pelo caso, Vagner Papini, explica que a investigação foi complexa, pois o crime ocorreu de madrugada, em uma área de mata e sem testemunhas ou câmeras de vigilância.
A polícia descobriu que o crime foi praticado por sete pessoas por conta de uma dívida de drogas que a vítima tinha. Conforme a polícia, Jacson devia cerca de R$ 1.900.
Uma ‘amiga’ da vítima pediu para que Jacson fosse até o local onde o crime foi praticado. Os suspeitos estavam no aguardo para torturar e matar ele.
Suspeitos identificados
Ao todo, seis pessoas foram indiciadas pelos crimes de homicídio consumado (qualificado pelo motivo torpe, emboscada e sem chances de defesa da vítima), ocultação de cadáver, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo.
Cinco pessoas foram localizadas e presas ao longo dos últimos meses e o sexto indiciado continua foragido. Em relação a ‘amiga’ que atraiu a vítima para a emboscada, a polícia explica que, por ser de menor, responde os fatos em liberdade.
O Delegado Vagner Papini é o responsável pelo caso do corpo encontrado em Xaxim. – Foto: Valéria Cenci/ND Mais
Operação Calífora
Durante as investigações, a Polícia Civil deflagrou duas fases da ‘Operação Calífora’ em janeiro e cumpriu mandados de busca, apreensão e de prisão em desfavor dos suspeitos.
O nome da operação policial, ‘Operação Calífora’, é uma alusão ao gênero das moscas-varejeiras que depositam os seus ovos em matéria em decomposição – tal qual observado no local do crime.
Corpo foi encontrado em área rural, próximo ao bairro Santa Terezinha - Valéria Cenci/ND Mais
O corpo estava enterrado e foi encontrado em janeiro deste ano - Valéria Cenci/ND Mais
Corpo foi encontrado em área rural, próximo ao bairro Santa Terezinha - Valéria Cenci/ND Mais
O corpo estava enterrado e foi encontrado em janeiro deste ano - Valéria Cenci/ND Mais
Papini ressalta que os procedimentos policiais, que documentam todas as ações realizadas pela Polícia Civil, foram devidamente concluídos e encaminhados ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as providências necessárias.
Relembre o assassinato do adolescente
O adolescente estava desaparecido desde o dia 30 de dezembro em Xaxim. O corpo de Jacson foi localizado na manhã do dia 3 de janeiro em uma área rural próximo ao bairro Santa Terezinha.
Na época, Papini comentou que um adolescente estava desaparecido após avisar os familiares que iria até Coronel Freitas. Porém, ele não foi mais visto e familiares não conseguiram contato pelo celular.
Fonte: ND Rádio