ODiário Oficial do Estadoda última sexta-feira (21) trouxe o ato de exoneração do secretário Juliano Froehner (Articulação Internacional), mas o governador Jorginho Mello ainda mantém o suspense sobre o posto que deve ser do ex-deputado federal Paulo Bornhaunsen (PSD) na administração estadual.
Em Lages, durante a visita para o lançamento do Estação Inverno, Jorginho não respondeu às indagações sobre ter convidado Bornhausen para integrar o governo, mas disse que “todo mundo quer entrar no meu governo, um governo bom e que tem dado certo!”.
O mesmo expediente foi usado por Bornhausen, na semana passada, quando as especulações sobre a saída de Froehner ganharam contornos de realidade. Além de declarar que avalia a possibilidade, em função do momento atual de sua vida, Bornhausen disse que “são boatos, porém simpáticos”.
No fim da tarde desta segunda-feira (24), Bornhausen respondeu a uma nova pergunta sobre a eventual entrada no governo. “Ainda não, caminhando!”
O ex-deputado federal Paulo Bornhausen que mantém o suspense sobre participar do governo Jorginho Mello. Foto: Divulgação
O maior obstáculo para se concretizar a entrada no governo, que também está sem um titular para a Secretaria de Meio Ambiente e da Economia Verde, posição antes ocupada pelo deputado federal Ricardo Guidi (agora no PL), é de menor potencial, o partidário.
Assim como Guidi, quando esteve na administração estadual, Bornhausen é filiado ao PSD, partido que não pretende aderir ao governo Jorginho, mas não fez objeções ao ingresso, embora o desfecho para o deputado criciumense tenha sido a saída da sigla por outras razões.
Ato nº 1026 / 2024
EXONERAR, de acordo com o art. 71, inciso Vi, da Constituição Estadual, conforme processo n° SCC 9779/2024, Juliano Froehner, mat. 0710851-6-01, do cargo de secretário executivo de Articulação Internacional.
Definido o novo secretário estadual adjunto da Saúde
Roberto Henrique Benedetti foi nomeado secretário estadual adjunto da Saúde. Benedetti era superintendente dos Hospitais Públicos estaduais e terá a missão de substituir Diogo Demarchi Silva, atual secretário, que ocupava o posto quando a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadnia) era a titular da pasta.
Tatiana Bez Batti Titericz foi nomeada para o cargo de superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais.