Como pequena cidade de SC se tornou referência em qualidade de vida no Brasil
Publicado em 06/07/2024 07:31
Geral

 

Luzerna, no Meio-Oeste catarinense, é a cidade de Santa Catarina com a melhor qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social (IPS), divulgado na quarta-feira (3). Com nota 70,09 (o máximo é 100), o município de 5.794 habitantes fica acima de Florianópolis (que está em segundo lugar no Estado, com nota 69,56), e Balneário Camboriú (em sexto, com 67,99), por exemplo.

 

 

 

Segundo o IPS, se destacam na cidade o acesso ao conhecimento básico, em especial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a nota do município teve nota 6,9 no último Ideb. Santa Catarina, no mesmo ano, teve média 5,3.

 

Ângelo Brandalise, secretário de Administração de Luzerna, contou à CBN Floripa que o município de Luzerna investe pesado em educação. A rede pública oferece aulas de robótica, elétrica e automação em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

A saúde também ficou entre as melhores notas do município, com destaque para a expectativa de vida e baixa mortalidade de pessoas entre 15 e 50 anos.

 

 

 

 

— Nós temos sistemas que controlam a nossa população em tempo real, nós georreferenciamos toda a população da cidade, fornecemos cirurgias eletivas em caso de problemas de saúde, todos os exames laboratoriais, todo o suporte e atenção básica que a nossa saúde precisa — afirma Brandalise.

 

O secretário destaca também a segurança pública. Por ser um município pequeno, a prefeitura conseguiu instalar câmeras de monitoramento em toda a cidade, com 80 equipamentos que fazem, por exemplo, a leitura das placas de todos os carros que entram no município.

 

— Em pontos de maior concentração de pessoas, nós temos câmaras de reconhecimento facial, conseguimos identificar qualquer situação, qualquer pessoa que está em desconformidade com a lei — pontua.

 

Fonte:Nsc

Comentários