Madeira nativa de espécie ameaçada de extinção é apreendida na Serra catarinense
Publicado em 30/11/2024 06:21
Segurança

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) apreendeu 67,38 metros cúbicos de madeira nativa e uma serraria móvel em uma propriedade rural localizada em Santa Terezinha do Salto, em Lages, na Serra catarinense, nessa quinta-feira (28).

 

Clique aqui para receber as notícias da Serra pelo WhatsApp

 

O material incluía tábuas, caibros e toras da espécie Pinheiro-brasileiro (Araucária angustifolia), que é ameaçada de extinção, armazenados em galpões e no terreno da propriedade, segundo informações divulgadas pela PMSC.

 

A apreensão foi realizada durante um patrulhamento ambiental, quando os policiais do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA) identificaram irregularidades no manejo e armazenamento da madeira nativa.

 

A araucária é uma espécie protegida pela legislação ambiental devido à sua vulnerabilidade. A extração sem licença é considerada crime ambiental. A pena para casos assim pode variar de um a três anos de prisão, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, segundo a lei de crimes ambientais.

 

O responsável pela propriedade foi identificado e responderá por infrações administrativas e criminais. Todo o material apreendido ficará à disposição das autoridades competentes para os devidos encaminhamentos legais.

 

Fonte:NSC

Comentários