Índia registra casos e Brasil monitora surto de vírus HMPV na China
Publicado em 08/01/2025 05:28
Saúde

O Ministério da Saúde declarou que acompanha “atentamente” o surto de metapneumovírus humano (HMPV) que atinge a China nas últimas semanas. A pasta explicou que o vírus causa infecções respiratórias que foram identificadas no país asiático, especialmente em crianças.

 

 

 

“Até o momento, não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes”, afirmou o Ministério da Saúde.

 

O ministério informou ainda que conforme as últimas atualizações de vigilância feitas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China, a magnitude e intensidade das infecções respiratórias das últimas semanas é menor do que o que foi registrado nesse mesmo período do ano passado.

 

“No entanto, foi observado um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), infecção por rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, particularmente nas províncias do norte chinês.”

 

“Embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo pelos especialistas, o Ministério da Saúde salienta que é fundamental reforçar as medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias”, completou a nota.

 

Vacinação

Como medida preventiva para infecções respiratórias, que incluem a Covid-19 e a gripe, o Ministério da Saúde reforçou a importância da vacinação, em especial nos grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.

 

As vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe ou Influenza seguem eficazes contra formas graves da doença, o que reduz hospitalizações e mortes.

 

Ainda, a nota do ministério incentivou o uso de máscaras por parte da população que esteja com sintomas gripais e resfriados, para diminuir a transmissão de vírus respiratórios, que incluem o metapneumovírus.

 

Casos de HMPV na Índia

Na Índia, dois bebês foram hospitalizados por conta do metapneumovírus humano (HMPV). As internações foram confirmadas pelo governo do estado de Tamil Nadu, no extremo sul do país, nesta segunda-feira (6).

 

Uma menina de três meses de idade e um menino de seis meses tiveram broncopneumonia e estão se recuperando dentro do previsto, conforme informado pelo governo local. “O HMPV normalmente é autolimitado e controlável. Não há necessidade de pânico. Não há emergência significativa de patógenos virais respiratórios comuns”, afirmou o governo de Tamil Nadu em nota.

 

O Ministério da Saúde da Índia descartou ligação com os casos registrados na China. Contudo, os episódios fizeram com que a preocupação de um surto semelhante ao da Covid-19 se repetisse. Segundo autoridades, o risco é baixo e o vírus é comum em casos de síndrome gripal.

 

Fonte:NSC

Comentários