Santa Catarina teve, nos primeiros cinco dias de março, 146 alertas de usuários para bloqueio de celulares pelo aplicativo Celular Seguro, do Governo Federal. O número, que leva em consideração o período do carnaval, foi maior do que o registrado durante todo o mês de fevereiro, quando foram 131 alertas de bloqueio. Os dados foram fornecidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo o Governo Federal, o aplicativo permite que os celulares sejam bloqueados em caso de roubo, furto ou perda. No bloqueio total, a linha telefônica é desativada, deixa o número de identificação do dispositivo inutilizável e bloqueia contas vinculadas às instituições parceiras, como bancos.
Já no modo recuperação, a linha e as contas bancárias são bloqueadas, mas o número de identificação permanece ativo. Essa opção facilita a recuperação do telefone pela polícia com a inserção de um novo chip.
Ao todo, são 19 instituições participantes do programa, com bancos utilizados com frequência pelos catarinenses.
Se levar em consideração apenas os primeiros dias de março, já são 11% a mais no número de bloqueios em relação a todo os 28 dias de fevereiro. Segundo os dados do Ministério da Justiça, em janeiro foram 104 solicitações, o que mostra um aumento gradual ao longo dos três primeiros meses de 2025.
O aplicativo está disponível para Android e iOS e pode ser baixado na Google Play Store e na App Store. Para utilizá-lo, é necessário ter uma conta no gov.br.
SC tem queda no número de ocorrências
No Carnaval, segundo dados divulgados pelo Governo do Estado, houve diminuição no número de roubos e furtos no Estado. Neste ano, foram registrados 31 roubos, uma queda de 62,7% em comparação com o ano anterior, quando foram 86. Já em relação aos furtos, houve uma queda de 42,1%, com 1.092 casos neste ano — em 2024, foram 1.885.
— A redução significativa dos crimes é fruto de operações bem coordenadas entre todas as nossas Forças de Segurança, aliadas ao uso inteligente de dados e recursos. Nosso objetivo foi garantir que os catarinenses aproveitassem esses eventos com tranquilidade — destacou o secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Sinval Santos da Silveira.
Fonte:NSC