A Polícia Federal (PF) concluiu nesta segunda-feira (24) a Operação Pérola, que trouxe de volta ao Brasil um bebê levado para Portugal no final de 2023, pouco após o nascimento. A criança foi vítima de tráfico humano e foi localizada na região de Porto, onde estava sendo cuidada por uma família acolhedora, após registros falsificados sobre sua nacionalidade.
Tudo começou quando a Delegacia da PF em Campinas (SP) foi acionada pela Promotoria de Justiça de Valinhos (SP). A investigação revelou que o bebê, que agora tem um ano e quatro meses, foi levado ilegalmente para Portugal logo após o nascimento. A operação contou com a colaboração das autoridades portuguesas, e, após a confirmação de que a criança não era portuguesa, foi iniciado o processo de repatriação.
Após sua identidade ser confirmada, a PF enviou policiais ao país europeu para trazer a criança de volta ao Brasil. Agora, a criança está sob os cuidados de uma instituição brasileira, enquanto as famílias acolhedoras de Portugal e Brasil permanecem em contato, respeitando o vínculo formado durante o tempo em que a criança esteve em Portugal.
Fonte:SCC10