Dois integrantes de uma facção criminosa do Rio Grande do Sul foram condenados pelo Tribunal do Júri da Comarca da Capital nesta terça-feira (26) a penas que somam mais de 20 anos de prisão. Eles são acusados de uma tentativa de homicídio em Florianópolis, além de serem condenador por integrarem a organização criminosa.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O crime aconteceu na noite de 6 de abril de 2023, como forma de vingança contra a vítima, que teria furtado armas e drogas da facção criminosa e fugido em direção a capital catarinense.
A ação penal foi ajuizada pela 37ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital. Na data, os dois acusados foram até a rua em que a vítima estava, no bairro Canasvieiras. Lá, eles fizeram diversos disparos de arma de fogo contra a vítima e fugiram.
A vítima conseguiu sobreviver devido ao socorro imediato. Policiais que estavam próximos da cena do crime ouviram os disparos e foram até o local. Testemunhas relataram qual era o carro em que os criminosos estavam, porém eles não conseguiram alcançá-lo.
Outra guarnição encontrou o veículo abandonado em uma rua perto dali. Testemunhas afirmaram que a dupla deixou o carro ali e seguiu a fuga em outro veículo, no qual um comparsa os aguardava.
Uma operação foi montada no posto da Polícia Rodoviária Federal de Paulo Lopes. O veículo foi abordado com os acusados no interior, e foram localizadas duas munições calibre 9mm e, em uma mochila, uma chave do carro abandonado.
O crime foi qualificado por ter sido praticado por motivo torpe e por perigo comum, tese que foi integralmente acolhida pelos jurados. Um dos condenados recebeu pena de 11 anos e um mês de reclusão e o outro de 10 anos e seis meses, ambos em regime inicial fechado.
Eles estavam presos preventivamente desde o flagrante e tiveram negado o direito de recorrer em liberdade. Um terceiro envolvido está preso no Rio Grande do Sul e ainda não foi julgado pelo crime.
Fonte:NSC