O homem preso depois de jogar o filho de 5 anos de uma ponte em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, tentou matar a criança sufocada um dia antes, segundo informações da Polícia Civil. O menino foi encontrado sem vida na terça-feira (25).
— Atentou contra a vida do filho, mediante esganadura. Tentou matá-lo por sufocamento, não conseguiu. A criança recobrou os sinais vitais, ele não seguiu na esganadura — conta o delegado Daniel Severo.
Depois disso, ele decidiu jogar o filho da ponte do Rio Vacacaí, segundo as investigações. Imagens de câmeras de monitoramento mostram o homem em uma bicicleta com a criança na frente, momentos antes do crime.
— Ele relata que andou pela cidade, procurando um ponto apropriado para terminar o que ele havia já se determinado a fazer. Decidiu, por fim, na ponte do rio Vacacaí, próxima à entrada do bairro Bonfim, jogá-lo da ponte com a intenção de que ele morresse afogado — afirma o delegado.
O suspeito se apresentou de forma voluntária à Brigada Militar (BM) e está preso no Presídio Estadual de São Gabriel.
Segundo o delegado responsável pela investigação, o suspeito não aceitava o término do relacionamento com a mãe da criança. Ele afirmou em depoimento que cometeu o crime por vingança.
— A relação foi bastante conturbada. Ele não aceitava a separação, não aceitava que ela se relacionasse novamente com outras pessoas, e ele falou várias vezes que o motivo era vingança — disse o delegado.
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi acionado para a ocorrência. A investigação deve apontar ainda se a morte aconteceu antes ou depois da queda no rio.
— A necropsia vai nos dizer a causa real da morte. Ele nega [ter jogado o corpo do menino já sem vida no rio]. Se morreu em virtude da queda ou em virtude do afogamento, isso vai ser apurado — esclarece o delegado.
Relembre o caso de pai que jogou filho de ponte
Um menino de 5 anos morreu após ser arremessado de uma ponte pelo próprio pai na tarde desta terça-feira (25), em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. O homem, de 39 anos, confessou o crime e foi preso.
O suspeito foi identificado como Tiago Ricardo Felber. Ele se apresentou voluntariamente à Brigada Militar minutos depois de ter jogado a criança no rio, confessou o crime e foi preso.
O menino foi jogado de uma ponte sobre o rio Vacacaí. Laudos devem apontar se a criança morreu antes ou depois da queda. A defesa do suspeito afirmou que iria se pronunciar nesta quarta.
Segundo o delegado Daniel Severo, que investiga o caso, essa foi a segunda tentativa de matar a criança, já que no dia anterior o pai teria tentado assassinar o filho, mas não conseguiu.
A principal suspeita é que a motivação da morte tenha sido uma tentativa do suspeito de se vingar da mãe do menino.
Ele teria andado pela cidade em busca de um local para cometer o crime, conforme relatou a polícia. O homem foi flagrado por câmeras de monitoramento, em uma bicicleta, com a criança na frente.
O menino morava com a mãe em Nova Hartz, na Região Metropolitana de Porto Alegre, mas estava passando alguns dias com o pai. A prefeitura da cidade publicou uma nota lamentando a morte.
Nota Prefeitura de Nova Hartz
“NOTA DE PESAR
A Prefeitura de Nova Hartz manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Theo Ricardo Felber, aluno da EMEF Imigrante. Aos familiares e amigos, desejamos força nesse momento de dor e luto”.
Fonte:NSC