Menino atropelado em Joinville amputa a perna no aniversário e família pede doação de sangue
Por Administrador
Publicado em 23/04/2025 06:16
Segurança

O jovem Rafael de Lima Cunha precisou ter a perna amputada depois de ser atropelado por um caminhão. A cirurgia aconteceu no sábado (19), dia em que o adolescente completou 15 anos. O estado de saúde dele é grave e a família pede doações de sangue para o filho.

 

 

 

O acidente aconteceu na última quinta-feira (17), no bairro Boehmerwald. Rafael estava andando de bicicleta quando foi atropelado por um caminhão na esquina entre as ruas João Cristino da Silva e Afonso Moreira. O veículo chegou a passar por cima da vítima.

 

 

Segundo o pai do adolescente, Rafael Silvana Cunha, conta que o filho teve diversos ferimentos. Além de precisar amputar a perna esquerda, perdeu o rim direito, teve complicações na coluna, bacia e no fígado. 

 

— Mas graças a Deus ele está reagindo bem. Segue sedado e vai ficar um bom tempo ainda porque ele está com muita dor — comenta o pai sobre o estado de saúde.

 

Diante do quadro, Rafael precisa de plaquetas e, por isso, a família está mobilizando uma campanha de doação de sangue. Para doar para o adolescente, o doador deve ir ao Hemosc e informar o nome de Rafael de Lima Cunha. O tipo sanguíneo dele é O+.

 

Como fazer doação de sangue no Hemosc

O Hemosc explica que o processo de doação de sangue é constituído de quatro etapas: cadastro do doador, pré-triagem, triagem e coleta do sangue. O tempo médio de duração deste processo é de 55 minutos. Os principais requisitos para ser um doador são:

 

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.

Ter repousado bem na noite antes da doação;

Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;

Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Investigação do acidente

A Polícia Civil informou que será instaurado um inquérito para apurar possível crime de lesão corporal culposa na condução de veículo automotor. Durante a investigação, os investigadores querem identificar a dinâmica do acidente e a conduta de cada envolvido. Testemunhas deverão ser ouvidas.

 

Fonte:NSC

Comentários