Jaraguá do Sul pode receber unidade do SEST/SENAT voltada ao setor de transporte
Por Administrador
Publicado em 21/07/2025 16:56
Geral

Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, reuniu-se em seu gabinete com representantes do Serviço Social do Transporte (SEST), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e com empresários do setor de transporte rodoviário da região da Amvali. O encontro teve como pauta a proposta de instalação de uma unidade do SEST/SENAT no município.

A estrutura planejada tem foco na qualificação profissional e na promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores do transporte e seus familiares. A unidade deverá oferecer cursos presenciais e a distância, além de atendimentos nas áreas de odontologia, nutrição, fisioterapia e psicologia. O espaço também contará com atividades esportivas, culturais e de lazer, com o objetivo de ampliar a qualidade de vida e a empregabilidade no setor.

Segundo os representantes da entidade, Jaraguá do Sul foi escolhida de forma estratégica por sua relevância econômica e papel logístico em Santa Catarina e no Brasil. A cidade é referência nacional na indústria e possui grande movimentação no transporte de cargas. Para que o projeto avance, será necessário viabilizar uma área entre 5 mil e 10 mil metros quadrados, com boa acessibilidade.

O prefeito Jair Franzner manifestou apoio à iniciativa. “Tudo o que trouxer benefícios para a nossa comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida de todos, terá o nosso apoio. Precisamos analisar como podemos contribuir com essa iniciativa”, afirmou.

Também participou da reunião o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider. Ele informou que o investimento previsto para a implantação da unidade em Jaraguá do Sul é de aproximadamente R$ 18 milhões, com recursos próprios. Schneider destacou ainda que o projeto depende da definição de um imóvel, que poderá ser viabilizado por meio de parceria com o setor público ou privado. “Uma unidade em Jaraguá é estratégica para atender o grande número de transportadoras e trabalhadores do setor existentes na região”, pontuou.

 

Atualmente, o SEST/SENAT possui mais de 160 unidades em funcionamento no Brasil, sendo 12 delas em Santa Catarina. As ações desenvolvidas pelas duas instituições têm como missão promover saúde, capacitação e qualidade de vida para quem atua no transporte.

Comentários