Uma cobra venenosa foi encontrada em uma residência no Bairro Garibaldi, em Jaraguá do Sul, nesta segunda-feira (13). A jararaca foi capturada pelo morador e levada até a central dos Bombeiros Voluntários do município.
De acordo com os Bombeiros Voluntários, a cobra foi encaminhada à Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
O biólogo Christian Raboch Lempek publicou um vídeo nas redes sociais mostrando o momento em que recebeu a serpente e alertou sobre o aumento das aparições nesta época do ano.
Assista o Video
Jararaca
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Jararaca é muito perigosa, mas geralmente foge assim que avistada. Mede cerca de 1,20m.
A Jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal, mesmo para olhos experientes. Sempre que for pegar algo no chão, ou caminhar na mata, deve-se usar um calçado, de preferência uma bota, e prestar muita atenção por onde pisa.
A reprodução é Vivípara, isto é, dá a luz a filhotes ao invés de colocar ovos, com o nascimento previsto para início da estação chuvosa. Quando filhote, a Jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta. Na fase adulta se alimenta de pequenos roedores.
Fonte: scc10.com.br | Foto: Reprodução/Christian Raboch Lempek