Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira como será a cerimônia de abertura da 35ª Schützenfest
Abertura da festa será às 18h30. Solenidade ocorrerá no Pavilhão B
Por Administrador
Publicado em 05/11/2025 18:50
Geral
Foto: Divulgação

Está chegando o grande dia! Começa nesta quinta-feira (6) e segue até 16 de novembro, a 35ª edição da Schützenfest – a Maior Festa de Atiradores do Brasil, na Capinal Nacional dos Atiradores. Este ano a abertura vai ser um pouco diferente, mas sem perder os elementos já tradicionais na ritualística que carrega um simbolismo muito especial, resguardando as tradições das Sociedades de Atiradores. A cerimonia ocorrerá no Pavilhão B. As sociedades ficarão concentradas no A. De lá, seguirão até o Estande de Tiro para buscar as majestades da 35ª Schützenfest. A busca será comandada pelo rei e rainha juvenil do tiro. O pelotão voltará marchando até o Pavilhão B, onde começará o ritual de abertura.

Confira os detalhes da programação da quinta-feira (6)

18h – Banda Aurora anima o público no Pavilhão B

18h – Concentração das Sociedades de Tiro no Pavilhão A e das Majestades do Tiro (adulto) no Estande de Tiro.

18h30 – Inicio da Marcha saindo do Pavilhão A até o Estande de Tiro. Marcha das Sociedades e Majestades para o Pavilhão B.

Os representantes das 17 sociedades de atiradores com suas rainhas e princesas, grupos folclóricos, prefeito, vice, presidente da CCO e do Comitê Gestor sairão do Pavilhão A em direção ao Estande de Tiro Olímpico, Roland Leopoldo Germano Janssen, para a busca do Rei e Rainha dos Atiradores – categoria adulto – e demais majestades do tiro. Na sequência, o prefeito Jair Franzner lidera a marcha até o Pavilhão B. Esta ritualística representa as festas de rei que acontecem na região desde o início do século passado, enaltecendo e resguardando as tradições das Schützenvereine (Sociedades de Atiradores).

19h – Abertura do restaurante típico no Pavilhão A

19h – Inicio da cerimônia de abertura da 35ª Schützentest – Pavilhão B

O pelotão entra no Pavilhão B carregando as bandeiras Nacional, do Estado e do Município, o Estandarte da Schützenfest e dos integrantes da diretoria da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI). A marcha será acompanhada pelas Majestades da Beleza da 35ª Schützenfest, Wilfried, presidentes, rainhas e sócios das sociedades. A música ficará por conta da Banda Euterpe. O ritual terá a tradicional passagem pela “guarda de honra”, execução do Hino Nacional, bênção ecumênica, diplomação e menções honrosas para o Rei e Rainha dos Atiradores, discurso do Rei e da Rainha e disparo dos tiros simbólicos. Na sequência, ocorrerá o pronunciamentos das autoridades e “Decreto da Festa”. Para encerrar a cerimônia de abertura, acontecerá a tradicional sangria do primeiro barril de chope da Festa dos Atiradores.

21h – Após o encerramento da cerimônia

No Pavilhão A, após a solenidade, o Musical Estrela de Ouro vai animar o público; no Pavilhão B, a Orquestra La Montanara. A festa se estenderá até 1h.

Comentários