A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, promove no dia 17 de novembro (segunda-feira), das 9h às 10h30, no auditório da antiga escola da Comunidade Evangélica Luterana Apóstolo Pedro – sede do Grupo de Idosos Alma Voit, na Rua Estheria Lenzi Friedrich, 18, no Centro, uma roda de conversa sobre Masculinidade Saudável e Saúde do Homem. A palestra será proferida pelo Dr. Eloisio Alexsandro da Silva Ruellas. O evento é alusivo ao Novembro Azul, chamando a atenção para a necessidade de uma atenção maior com a saúde masculina.
“A roda de conversa é a continuação do nosso programa Saúde em Convivência, uma parceria da Assistência Social com a Secretaria da Saúde, levando ao público masculino a fala de um médico que cuida de homens, sobre a importância do autocuidado e da atenção aos sinais que o corpo nos dá, e onde buscar ajuda”, destaca a coordenadora do Centro de Convivência do Idosos, Janete Pedrotti.
Novembro Azul
Durante o mês de novembro, o movimento conhecido como Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens.
Incidência
Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país. Somente em 2021, mais de 16 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença, o que representa, em média, 44 mortes por dia.
Causas da doença
Aproximadamente 75% dos diagnósticos ocorrem em homens com 65 anos ou mais. No entanto, também pesam na estatística a história familiar da doença, a etnia, homens negros e aqueles com ascendência africana apresentam maior probabilidade de desenvolver o câncer, e fatores relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo, obesidade e alimentação rica em gorduras.
Tratamento
A boa notícia é que, quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem altas taxas de cura e pode ser tratado de forma eficaz, o que torna o diagnóstico precoce uma ferramenta fundamental na luta contra a doença.