Na noite esta quinta-feira, a Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI) promoveu a premiação dos vencedores do Campeonato Oficial de Tiro da entidade. A disputa ocorre durante o ano em oito etapas, e compreende as modalidades de seta, chumbinho e carabina 22, adulto e juvenil, masculino e feminino. Foram mais de 600 atiradores competindo entre as 17 sociedades afiliadas. Já o Rei dos reis e Rainha das rainhas da Festa dos Atiradores, juvenil e adulto serão coroados no domingo (16), às 20h no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos.
O tiro é uma prática cultural e esportiva milenar, que se sustentou pela oralidade e após a imigração para o Brasil, essa tradição germânica manteve sua importância nas comunidades aqui formadas, sendo relevante para manutenção das manifestações culturais dessa etnia e por consequência do município. A prática do tiro existe há gerações e incentiva a boa pontaria, a destreza, a responsabilidade, a perseverança e se torna a essência da maior festa germânica do município, e a maior festa de atiradores do Brasil.
Os melhores atiradores com maior pontuação no somatório de todas as modalidades se tornam as majestades da festa, sendo premiados do 1º ao 3º lugar. Pela tradição, as majestades do tiro são os anfitriões das festas de Rei e Rainha, nas sociedades de tiro e também na Schützenfest.
“O Rei e a Rainha dos Atiradores são os anfitriões da Schützenfest, e conquistaram essa honraria no campeonato de tiro anual, sendo os melhores atiradores em todas as modalidades. Representam os Atiradores, as Sociedades de Tiro e a preservação da cultura germânica, pois sua constante busca pelo tiro certo, incentiva a prática do tiro e as manifestações culturais envolvidas: gastronomia, música, idioma, vestimenta, folclore e patrimônio”, exalta a historiadora Silvia Kita.