Isabelle Marciniak, campeã brasileira de ginástica rítmica, morreu aos 18 anos após enfrentar um linfoma de Hodgkin. A morte foi confirmada por federações esportivas na quarta-feira (24). A atleta morreu em Curitiba, onde estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças, segundo o obituário oficial do município.
Natural de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, Isabelle integrou a equipe de ginástica rítmica do Clube Agir, da capital paranaense. Ela se destacou desde cedo e, aos 14 anos, conquistou o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Ilona Peuker, em Florianópolis.
Em 2021, foi campeã brasileira no individual geral, além de ganhar ouro no aparelho bola e prata na fita. Em 2023, conquistou o título no trio adulto do Campeonato Paranaense de conjuntos, uma de suas últimas competições antes de interromper a carreira para tratar a doença.
Durante o tratamento, familiares e amigos organizaram campanhas solidárias para auxiliar nos custos hospitalares. A Federação Paranaense de Ginástica divulgou nota lamentando a morte da ex-atleta e prestando solidariedade à família, amigos e à comunidade esportiva.
“Com muito pesar, a Federação Paranaense de Ginástica recebe a notícia do falecimento da ex-ginasta Isabelle Marciniak. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos, colegas de equipe, treinadores e toda a comunidade da ginástica. Que sua história, sua paixão pelo esporte e sua lembrança sigam vivas como inspiração para todos que acreditam na ginástica como ferramenta de formação humana e transformação. Nossos sentimentos. Descanse em paz”, diz um trecho do comunicado.
Fonte:Scc10