Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul foram acionados por volta das 12h deste domingo (15) para resgatar um macaco bugio-vermelho (Alouatta guariba clamitans) que apareceu na Rua Expedicionário Henrique Jacobi, na Ilha da Figueira, no terceiro trecho da Via Verde. O animal foi filmado por moradores sobre a cerca de uma casa, onde permaneceu por algum tempo. Quando a equipe chegou, o bugio já havia entrado no mato.
O biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Gilberto Ademar Duwe, acompanhou o caso e celebrou o avistamento como um sinal de recuperação da espécie na região. Em declaração emocionada nas redes sociais, Duwe destacou ter ficado feliz ver um bicho desse de novo em Jaraguá. “Porque, em 2020, eles foram praticamente extintos aqui na região por causa da febre amarela. A gente tinha muito bugio, e, simplesmente a floresta ficou quieta, porque não se ouvia mais o ronco do bugio. E aos poucos agora a gente está podendo ver eles voltando”, relatou.
O bugio-vermelho é uma espécie ameaçada de extinção, fortemente impactada pela febre amarela silvestre entre 2016 e 2020, que dizimou grande parte das populações em Santa Catarina e no Sul do Brasil. O retorno gradual desses animais às matas urbanas e até em áreas urbanas é considerado um indicador positivo de recuperação ecológica.
A Fujama e os Bombeiros Voluntários seguem monitorando a área. “A gente vai monitorar o caso para ver se for preciso aí fazer a captura dele. A gente faz para levar ele para um lugar seguro. É muito importante realmente que essa espécie volte novamente aí a povoar nossas matas”, finalizou Giba.
Caso o animal reapareça em situação de risco (próximo a rede elétrica, vias movimentadas ou cães), a população deve acionar imediatamente o resgate de fauna pelo telefone 193 ou Fujama pelo 3273-8008, ou pelo aplicativo Jaraguá na Mão.
Fonte:Diário da jaraguá