Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Massaranduba, estiveram nesta quinta-feira (20) na prefeitura de Corupá para conhecer as medidas adotadas pelo município que resultaram num invejável crescimento dos Indicadores na Atenção Básica à Saúde, quando o município conquistou 9,57 pontos, uma das maiores de todo o norte catarinense.
Durante o encontro, o secretário municipal de saúde de Corupá, Felipe Rafaeli Rodrigues, acompanhado da gerente do setor, Mônica Wajand Siqueira e Josimara Pedrelli, responsável por abastecer o sistema do Ministério da Saúde, repassaram todas as informações à secretária de saúde de Massaranduba, Carina Ruth Friedemann Stolf e outras duas técnicas do setor. “A cooperação mútua entre os municípios da microrregião, através da troca de informações, tem fortalecido as ações resultando em melhor qualidade de serviço prestado à comunidade. À medida em que todos se ajudam, todos ganham”, disse o secretário Felipe.
Já a secretária Carina, agradeceu o apoio do setor de saúde de Corupá e parabenizou o município pelas conquistas. “O compartilhamento destas boas experiências obtidas, certamente será importante para que nossa equipe trilhe esse caminho”, comentou.
Também presente ao encontro, o prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, destacou que a administração sempre estará de “braços abertos” para contribuir e adquirir novos conhecimentos. “Essa descentralização de ações e decisões, favorece o trabalho das equipes nos mais diversos setores, então, quando o secretário nos convence que a ideia é boa, geralmente brincamos dizendo TV, ou seja, te vira e siga em frente. Os resultados têm sido muito positivos”, destacou.
Entenda porque Massaranduba veio conhecer o modelo corupaense
A Prefeitura Municipal de Corupá, através da Secretaria Municipal de Saúde, está comemorando o resultado divulgado pelo Ministério da Saúde que coloca o município na posição 26ª nos indicadores Previne Brasil que apontam as ações no desenvolvimento da Atenção Básica e 353º, quando a comparação envolve as 5.570 cidades do país.
De acordo com o secretário da pasta, Felipe Rafaeli Rodrigues, no primeiro quadrimestre deste ano, Corupá ocupava, respectivamente, as posições 58 e 924, com índice de 8.04, enquanto que em 2021, o ISF (Indicador Sintético Final) foi de 6.53.

Para se ter uma ideia da evolução no Atenção Básica à Saúde no município, as cidades que fazem parte da Secretaria Regional ficaram bem distantes da posição alcançada por Corupá. Jaraguá do Sul, por exemplo, ocupa no estado o número 210, enquanto Guaramirim: 59 (ver tabela completa abaixo).