O bairro Nereu Ramos sediou ações voltadas para cuidados com a pressão arterial. A iniciativa, promovida pela equipe da unidade de saúde local, contou com a participação dos alunos do curso de medicina da Faculdade Estácio. A ação aconteceu na última sexta-feira (26).
Segundo Aline Georg, supervisora da Atenção Primária à Saúde, a parceria entre a UBS e os acadêmicos do curso de Medicina resultou em benefícios genuínos para a prevenção da hipertensão arterial na comunidade do Bairro Nereu Ramos.
“A população do bairro foi contemplada com aferição de pressão arterial e glicemia capilar, aplicação de auriculoterapia, prática de alongamentos, entrega de folder educativo e orientações de saúde sobre a temática abordada” destaca.
Luciane Mahlsdet, enfermeira supervisora da Unidade de Saúde Nereu Ramos, explica que a ação teve como objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da hipertensão arterial, uma doença de grande impacto na sociedade e no sistema público de saúde.
De acordo com Luciane, a ação contribuiu fornecendo informações sobre a doença e suas complicações, auxiliando os pacientes na busca por tratamento, mudanças no estilo de vida e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
Muitos participantes destacaram a importância de eventos como esse, e também houve grande curiosidade em relação à aplicação da auriculoterapia como complemento no tratamento da hipertensão arterial.
O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, ressalta que as atividades serviram como alerta tanto para os pacientes que já estão familiarizados com o tratamento quanto para aqueles que nunca passaram por isso e necessitam de algum tipo de acompanhamento.
É importante destacar que essa prática proporcionou aos acadêmicos de Medicina uma experiência em um ambiente de ensino-aprendizagem diferente, aproximando os alunos da realidade da prática profissional.


