Na última terça-feira (19), aconteceu o I Seminário Educacional de Corupá, promovido pelo Gap (Grupo de Apoio), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu no Restaurante do Seminário e contou com presença de Joney Cicero Morozini, Secretário Municipal de Educação, de Felipe Rafaeli Rodrigues, Presidente da Câmara de Vereadores, do Pastor Erivelton Demari, da Igreja Evangélica Luterana de Corupá, das palestrantes Jessica da Silva, neuropsicóloga, proprietária e responsável técnica da ENePsi - Espaço de Neuropsicologia Ltda e da fonoaudióloga Simone Giacomozzi Riedtmann.
O tema do seminário foi “A neurodiversidade na escola e suas interações”. O objetivo do seminário foi promover um momento de capacitação à comunidade escolar, com profissionais capacitados, que trouxeram informações e dicas de como agir mediante os desafios que a neurodiversidade traz.
Aproximadamente 150 pessoas entre diretores, coordenadores pedagógicos, professores, auxiliares de setor, de educação infantil e educação especial e convidados participaram do evento.
Segundo a professora Marilei Silveira de Abreu, coordenadora do evento e integrante do Gap, o seminário foi gratificante e um marco na comunidade educacional. “Foi um evento grandioso para toda a rede de educação de Corupá”, diz.
Marilei agradece a parceria da Secretaria Municipal de Educação e espera que no próximo ano possam dar continuidade aos trabalhos. A agenda dos encontros mensais já está em elaboração.
As atividades do seminário iniciaram com a apresentação do grupo Gap, seguido de apresentações culturais e palestras.
Sobre o Gap
O Gap (Grupo de Apoio Gap) surgiu em 28 de novembro de 2023. Foi fundado por Marilei de Abreu, Rozilene Villwock Wintrich, Janaína Paterno Gonçalves, Carin Gessner e Erivelton Demari. Posteriormente integraram ao grupo Juana e Gerson Marquardt. O lema do grupo é Cuidar de quem cuida. Gap na língua inglesa significa lacuna ou brecha, portanto o grupo veio para preencher uma lacuna, dando apoio e acolhimento às famílias que têm filhos especiais ou são cuidadores de um familiar.
O grupo realiza encontros mensais através de rodas de conversas, com profissionais técnicos que trazem conhecimentos e esclarecimentos aos participantes. Os encontros ocorrem sempre na última terça-feira do mês no Salão Paroquial da Igreja Evangélica Luterana, que é parceira dos encontros. A roda de conversa dura 1h e 30min.
Para o Gap, “quando estendemos as mãos, para ajudar, criamos pontes de solidariedade que unem corações e fortalecem comunidades”.
Prefeitura Municipal de Corupá
Diretoria de Comunicação