Histórias das autoras corupaenses serão inseridas na Playtable
Publicado em 22/11/2024 13:15
Geral

No dia 13 de novembro, as autoras corupaenses, que integram o Instituto Evoluir reuniram-se na biblioteca Cecília Meireles da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, com a presidente do Instituto Evoluir de Blumenau, escritora Cristina Marques, para conhecerem as tendências de 2025 nos Campos da Cultura e Educação.

 

  O Instituto Evoluir desenvolveu em Corupá, o Projeto Preservar é Amar e também do Livro Livre, no período de 2015 a 2021, no qual os alunos conquistaram seu livro, através de campanhas de reciclagem. A cada um quilo de reciclável, trocavam por um livro de literatura infantil.

 

  Durante a reunião, a escritora Cristina também fez a entrega da Playtable em regime de comodato, para as autoras utilizarem na divulgação e contação de suas histórias em bibliotecas e feiras. Playtable é uma mesa digital de jogos educativos e de histórias, que permite a aprendizagem de forma lúdica, mediando a leitura com os recursos da tecnologia.

 

   A Playtable circulará pelas escolas de forma itinerante, seguindo um cronograma determinado para que os estudantes tenham acesso às obras de forma lúdica e interativa, promovendo uma diversidade de experiências pedagógicas e enriquecendo as abordagens educacionais.

 

   A partir deste mês de novembro ela ficará na biblioteca da Escola Aluísio e no próximo ano, segue para outras escolas. Mas sempre quando qualquer autora quiser fazer uso dela, em atividades literárias, poderá fazê-lo.

 

   Na oportunidade, as autoras tiveram uma reunião online com Cristiano Sieves, diretor de produtos e marketing, da Playmove, de Blumenau para inserção das histórias das corupaenses na Playtable. É uma forma de divulgar o trabalho das escritoras no Brasil e até em outros países. Nas próximas semanas, as autoras vão assinar o contrato com a Playmove para o período inicial de cinco anos.

 

 

 

Livros das autoras corupaenses publicadas pelo Instituto Evoluir

 

1- O jardim do Gilio, de Simone Giacomozzi Riedtmann, lançado em 2016

 

   O livro “O jardim do Gilio”, conta a história de Gilio Giacomozzi, pai da autora, um professor aposentado que desde a infância tinha grande amor pelas plantas, e o sonho de ter seu jardim. Seu sonho se transformou em realidade. O jardim do Gilio é real e parece um bosque encantado.

 

 

2-A figueira, de Marilei Silveira de Abreu, lançado em 2017

 

A história é inspirada na figueira da Escola Teresa Ramos, que completou 60 anos em 21 de setembro de 2017. A árvore se transformou no maior símbolo da escola e faz parte da vida de gerações e encanta quem a conhece.

 

 

 

3-Agnes no Pomar de Delícias, autora Jiane Elisa Winter, lançado em 2017    

 

  A autora Jiane homenageou a figura de sua avó Agnes, a família, a beleza e inocência da infância e as delícias encontradas na vida junto à natureza.

 

 

 

4-O primeiro voo, de Katia Rachel Twardowski, lançado em 2018

 

   A história é sobre um filhote de águia, que tem sua primeira lição de voo com a mamãe águia. O texto também é uma homenagem de mãe para filha. O primeiro voo” tem a águia como símbolo e traz muitos ensinamentos ao ser humano. Como fábula, sempre deixa um ensinamento, uma moral.

 

 

 

5-No Vale das Cachoeiras, de Darci Rutsatz, lançado em 2021

 

A história conta sobre a Rota das Cachoeiras, um dos lindos pontos turísticos e patrimônio natural de Corupá, que precisa ser amado, valorizado e preservado.

 

 

 

Projeto “Evoluir Mais Leitura- Preservar é Amar

 

   O projeto “Evoluir Mais Leitura- Preservar é Amar foi desenvolvido pelo Instituto Evoluir de Blumenau, a partir de 2015, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá. Teve patrocínio do Grupo Lunelli, Grupo Weg e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, em que empresas deduzem imposto de renda.

 

 O objetivo principal é formar leitores e possibilitar que a criança conquiste seus livros, por meio de uma ação educativa de preservação e conservação do meio ambiente. 

 

  Em Corupá, o projeto de literatura e conscientização ambiental ocorreu em cinco edições, de 2015 a 2021. Nesse período foram recolhidos 44.814,45 Kg em reciclável.

 

Prefeitura Municipal de Corupá

Diretoria de Comunicação

 

 

Comentários