As fiscalizações contra o uso de escapamentos adulterados em motocicletas mobilizam operações de polícias e órgãos de trânsito neste início de ano em cidades de Santa Catarina.
Em Balneário Camboriú, a prática que resulta em barulhos incômodos nos carros e no famoso “randandan” das motos registrou 537 infrações de trânsito no primeiro trimestre. O número representa um aumento de 1.018% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a prática havia motivado 48 notificações.
Em Blumenau, que também iniciou em janeiro um cerco ao “randandan” das motos, já foram feitas seis operações grandes e outras abordagens para combater o barulho das motos em pouco mais de um mês, desde o fim de fevereiro. Cerca de 80 infratores foram notificados e 40 motos foram removidas para o pátio. Não houve comparativo com os dados do início do ano passado. Os números foram divulgados pelas prefeituras à reportagem do NSC Total.
Números em Balneário Camboriú
Janeiro a março de 2024: 48 infrações
Janeiro a março de 2025: 537 infrações
* Números da BC Trânsito, somando autuações por veículo com descarga livre, com silenciador de motor defeituoso ou inoperante e com som em volume ou frequência não autorizada.
Programa em Balneário Camboriú
Em Balneário Camboriú, a fiscalização ocorre por meio do programa Silêncio é Saúde, que busca combater a poluição sonora. São notificados casos de condutores com veículo com descarga livre, com silenciador de motor defeituoso ou inoperante e com som em volume ou frequência não autorizada. Também são fiscalizadas alterações indevidas para aumento da potência de motor.
Entre as infrações registradas, 61% foram cometidas por motocicletas e 39% por automóveis. A maior parte delas (62%) ocorreram durante o dia, das 7h às 18h, enquanto o restante (38%) foram notificadas no período noturno, das 18h às 7h.
Março foi o mês com o maior número de autuações, com 280 casos. Além da poluição sonora, em alguns casos essas práticas resultam também em poluição ambiental.
A fiscalização desses casos é feita todos os dias pelos agentes de trânsito, com patrulhamento e barreiras. No entanto, desde o fim do ano passado a cidade conta com o programa Silêncio é Saúde, desenvolvido pela 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú.
No fim do ano passado, o trabalho em parceria com forças de segurança já havia registrado aumento no número de infrações. A iniciativa tem apoio de órgãos municipais, forças de segurança e de 21 instituições do terceiro setor, como conselhos comunitários e associações de moradores.
Iniciativa também em Blumenau
Em Blumenau, a prefeitura anunciou no início deste mês uma força-tarefa para combater o uso de escapamento adulterado e de barulhos. Em um vídeo nas redes sociais, o prefeito Egidio Ferrari (PL) anunciou que motos que apresentem apenas o escapamento irregular sofrerão notificações para regularização em até 30 dias, com intenção educativa. Já nos casos em que houver outras infrações nas motocicletas, as abordagens resultam em multa e apreensão para o pátio.
Fonte:NSC