A concorrência para a dragagem do canal externo da baía da Babitonga, que dá acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, teve a apresentação de propostas realizada na última sexta-feira (4). A comissão de licitações do Porto de São Francisco do Sul já está analisando a documentação das empresas interessadas, com a possibilidade de divulgação do resultado nos próximos dias. Após a homologação, será realizada a assinatura do contrato com a empresa vencedora.
Com a ordem de serviço, a empresa contratada terá o prazo de 90 dias para elaborar o projeto executivo da dragagem. Em seguida, as obras começarão, com previsão de execução em até dez meses. A expectativa é que o serviço seja iniciado ainda em 2025.
O edital prevê um investimento de R$ 324 milhões para a obra, que é custeada pelo Porto de Itapoá por meio de antecipação de receitas tarifárias. O terminal privado paga ao Porto de São Francisco do Sul pelo uso da estrutura aquaviária, garantindo a viabilização financeira do projeto.
A dragagem permitirá o aumento do calado do canal externo de 14 para 16 metros e a ampliação da largura de 160 para 260 metros. Com isso, cargueiros de até 366 metros poderão acessar os portos, o que deve incrementar as receitas e refletir positivamente nas tarifas portuárias.
Serão removidos mais de 12 milhões de metros cúbicos de sedimentos do fundo do mar durante a intervenção. Cerca de 6,4 milhões de metros cúbicos de areia serão reaproveitados na recomposição da orla das praias de Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar, em Itapoá. Esta será a primeira vez que sedimentos resultantes de operação portuária serão utilizados na ampliação de praias, caracterizando o maior alargamento licenciado do país, segundo a prefeitura de Itapoá.