Aeroporto de Blumenau deve operar voos noturnos até o fim do ano
Por Administrador
Publicado em 13/07/2025 19:15
Geral
Foto: Daniel Popinga/Especial

O Aeroporto de Blumenau, no Vale do Itajaí, deve passar a operar durante a noite até dezembro deste ano. A informação foi confirmada pela prefeitura, que prevê a conclusão das obras de balizamento noturno e cercamento até o fim de 2025. Com os trabalhos finalizados, a operação noturna dependerá apenas da homologação por parte da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

De acordo com a administração municipal, a autorização para voos noturnos trará mais agilidade e segurança em situações emergenciais, como transporte de órgãos, resgates aéreos e atendimento por aeronaves-ambulância.

Entre as etapas ainda em andamento estão as escavações para a instalação dos eletrodutos. Na sequência, serão implantados refletores de iluminação, casa de força, sistema PAPI (que auxilia o alinhamento da aeronave com a pista) e a realocação da biruta.

A pista do aeroporto já passou por revitalização, sem alteração na estrutura do pavimento. Com isso, o terminal segue habilitado para aeronaves de até 17 toneladas, permitindo operações regionais, táxi aéreo, voos privados, instrução de voo, transporte de órgãos e resgates.

Mesmo com a futura autorização para funcionamento à noite, ainda não está prevista a operação 24 horas. O horário estendido dependerá da conclusão das melhorias e da autorização final da Anac.

Paralelamente, o Governo de Santa Catarina analisa dois projetos para ampliar a aviação regional no estado. A proposta, coordenada pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, busca criar rotas com aeronaves de pequeno porte, com capacidade entre 8 e 18 lugares, especialmente para regiões com longos deslocamentos por terra.

O projeto ainda está em fase de estudos técnicos e inclui a análise de incentivos fiscais para a compra de aeronaves, combustíveis e peças, além de financiamentos com juros reduzidos via bancos de fomento. A proposta final, com definição de rotas e aeroportos envolvidos, deve ser apresentada até o fim do ano.

Comentários