Jaraguá do Sul fechou o 1º semestre de 2025 com 76.342 empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho. O número representa um crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo em um cenário de instabilidade econômica no Brasil e no mundo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, todos os setores tiveram aumento no número de contratações. “Agropecuária, Comércio, Construção Civil, Indústria e Serviços, todos os segmentos tiveram um acréscimo no número de empregos gerados”, destacou.
Na distribuição desse estoque de empregos, o município segue com forte perfil industrial, concentrando mais de 50% das vagas no setor industrial, seguido pelo setor de serviços, que responde por 31%.
Sarmanho ressaltou ainda os mecanismos que têm contribuído para a empregabilidade em Jaraguá do Sul. Entre eles estão a Central do Cidadão, que abriga a agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), e a plataforma Jaraguá do Sul Mais Empregos, disponível no portal da Prefeitura, que conecta empresas e candidatos às vagas disponíveis.
Com esse desempenho, Jaraguá do Sul se mantém entre os maiores polos de geração de emprego de Santa Catarina.