Microempreendedores Individuais (MEIs) de Blumenau têm sido alvo de tentativas de golpe por meio de mensagens falsas enviadas por WhatsApp ou e-mail, com alertas falsos sobre cancelamento ou irregularidades no registro. O alerta foi feito pela Praça do Empreendedor, que percebeu aumento na procura por orientações nos últimos dias.
As mensagens geralmente começam com frases como “Aviso, seu MEI foi suspenso” ou “Seu MEI encontra-se inativo, regularize seus débitos”. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri, nenhum órgão oficial solicita dados por telefone ou aplicativos de mensagens. “Todo o processo de abertura, alteração ou baixa de empresas ocorre exclusivamente pela plataforma Gov.br e de forma gratuita. A única taxa cobrada pode ser acessada também por lá”, reforça.
O site oficial para serviços de MEI é: gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor. Em caso de dúvidas, os microempreendedores podem buscar atendimento da Praça do Empreendedor pelo telefone (47) 3381-7981, pelo e-mail: pracadoempreendedor@blumenau.sc.gov.br ou pelo WhatsApp (47) 3381-7982. O atendimento presencial é realizado das 8h às 17h30, no 1º andar do Shopping Park Europeu, na Via Expressa.
Dicas para evitar fraudes:
Não clique em links nem forneça dados a contatos desconhecidos, mesmo que pareçam conhecidos — confirme antes;
Não pague boletos recebidos por e-mail ou WhatsApp sem verificar a autenticidade;
Ignore e-mails que pedem retificação da DASN-SIMEI;
MEIs não são obrigados a pagar taxas de associações ou sindicatos, a não ser que tenham se filiado voluntariamente.
Para quem cair em golpe, a orientação é registrar um boletim de ocorrência para que o caso possa ser investigado pelas autoridades competentes.
Fonte:O Municío de blumenau