O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou neste domingo (9) que o governo estadual vai iniciar a construção de bunkers — ou salas seguras — em escolas estaduais como medida de proteção contra tempestades severas. A decisão foi tomada após a passagem de um tornado que destruiu a Escola Estadual Jacob Maran, em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste do estado.
Segundo o governador, a primeira sala segura será construída durante o processo de reconstrução da unidade escolar.
“Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornados e chuva forte. Vamos fazendo nas escolas que já passam por grandes reformas e nas novas construções”, afirmou Mello.
O governo informou ainda que as escolas estaduais atingidas pelos temporais na região já devem receber manutenção emergencial nos próximos dias.
Durante o domingo, o governador visitou as cidades de Dionísio Cerqueira e Xanxerê, que foram fortemente atingidas pelos temporais e tornados no fim de semana. A Defesa Civil estadual atua nas localidades com a entrega de telhas, lonas, materiais de limpeza, cestas básicas e outros itens de apoio às famílias afetadas.
Os recentes eventos climáticos reacenderam o debate sobre a necessidade de estruturas mais resistentes em regiões propensas a fenômenos meteorológicos extremos, especialmente no Oeste catarinense, onde são recorrentes episódios de ventos intensos e granizo.
*Fonte: diariodajaragua.com.br