Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jaraguá do Sul formaliza intenção de aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
A adesão ao Sinapir é um passo fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial
Por Administrador
Publicado em 11/11/2025 11:28
Geral
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jaraguá do Sul formalizou no sábado (8), a intenção de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), declarando seu compromisso em integrar e colaborar ativamente com as diretrizes e estratégias do Sistema. O ato ocorreu na Arena Jaraguá, pouco antes do evento que celebrou os dias Nacional, Estadual e Municipal da Umbanda e teve a presença do diretor de Cultura, Antônio Marcos da Silva, da presidente Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Stela Vivian Martins Dias e da presidente do Conselho Estadual da População Afrodescendente de Santa Catarina (Cepa), Clair Curvelo.

O Município de Jaraguá do Sul reconhece a relevância do Sinapir – instituído pela Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial) e regulamentado pelo Decreto nº 8.136/2013 – como o principal instrumento de organização e articulação para a implementação de políticas e serviços voltados à superação do racismo em território nacional, além de se configurar em uma importante estratégia para a efetivação dos direitos da população negra e a promoção da igualdade racial no município. A formalização definitiva da adesão ocorre em dezembro. Para dar seguimento ao processo dentro do prazo estipulado, a Prefeitura solicitou ao Cepa o envio das orientações detalhadas e dos procedimentos administrativos necessários. Ao aderir ao Sinapir, Jaraguá do Sul reforça seu papel ativo na construção de uma sociedade verdadeiramente justa e equânime.

“A adesão ao Sistema Sinapir é um passo fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial. Com essa iniciativa avançamos para a formalização efetiva desta adesão, sendo possível ter acesso a recursos destinados à implementação e difusão de diversas ações voltadas à promoção da Igualdade Racial e à valorização da diversidade”, destaca Crislaine Ferrari, da Gerência de Atendimento e Relações Governamentais da Prefeitura, representando o Gabinete do Prefeito no ato.

Também participaram do encontro, a professora Maria Helena Tomaz, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc; Rhuan Fernandes, pesquisador Afrodescendente de História; Eliane Araújo, conselheira estadual da População Afrodescendente de Santa Catarina; José Aparecido Félix, vice-presidente do Compir de Jaraguá do Sul; Ivana Cavalcanti, secretária executiva do Compir de Jaraguá do Sul e representantes do Moconevi, do Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda e da Federação da União das Culturas Afro-brasileiras (Fuca).

Comentários