Esta quarta-feira (12), na 35ª Schützenfest, foi dedicada aos idosos na já tradicional Seniorentag. O Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe, foi tomado por milhares de pessoas que participaram do evento organizado pelo Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com a Comissão Central Organizadora da festa (CCO). Na ocasião, foram premiados o casal Fritz e Frida e o Rei e a Rainha do Tiro que foram definidos pela manhã nos Jogos Integrativos da Terceira Idade (Jiti). A melhor pontaria entre as mulheres foi de Regina Steinert, do grupo de idosos Wolfgang Weege, coroada Rainha. Já entre os homens, o Rei do Tiro foi Roque Blond do grupo Mensageiros da Paz, que foi representado por um amigo na cerimônia de premiação.
Já o casal Gelásio Rosa e Iracema Rosa foram escolhidos como Fritz e Frida da Schützenfest dos idosos. Ao todo, oito casais disputaram o título. Ao final da premiação, eles receberam as faixas do Fritz e Frida de 2024, José Cristiano Eger e Adelaide Vieira.
Além do concurso os visitantes aproveitaram a festa animada pela Banda Estrela de Ouro e Ego&Gilmar nos pavilhões A e B. Além de toda a estrutura da Schützenfest que ficou à disposição dos visitantes.
Para a Secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Schwartz Uber, a tarde dos idosos da Schützen é sempre um momento de integração, lazer e diversão para as pessoas da maior idade, “É muito importante não só pela tradição da nossa festa, que representa a nossa tradição, a nossa cultura, mas também para nossos idosos que fazem parte desse momento da construção da história da nossa cidade. Então, esse momento para eles de diversão de comemoração, de dança, de comidas típicas. É muito importante até porque isso é uma questão de saúde, de prevenção. Então, eles estarem aqui felizes, dançando ativamente faz toda a diferença na vida dos idosos.”
Já Segundo a coordenadora do Centro de Convivência, Janete Pedrotti, avaliou positivamente o momento da Terceira Idade na Schützenfest. “Foi maravilhoso. Os casais muito animados, representando os seus grupos, trazendo a tradição que já está há tanto tempo nas outras famílias e preservando isso com muito amor e com muito carinho e animação”, sorriu.