Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Athletico-PR, Chapecoense e Remo sobem para a Série A e Coritiba se torna tricampeão da segunda divisão
Quarteto está garantido na primeira divisão em 2026; time paraense volta após 32 anos
Por Administrador
Publicado em 24/11/2025 10:00
Esporte

Athletico-PR, Chapecoense e Remo cumpriram a principal missão na Série B e disputarão a primeira divisão do futebol brasileiro em 2026. Em uma última rodada com oito jogos simultâneos, o Coritiba, que já tinha o acesso garantido, ainda confirmou o título — seu terceiro, isolando-se como maior campeão da história da competição. Este é o quarteto que estará na próxima Série A.

A conquista do Coxa foi assegurada com a vitória por 2 a 1 sobre o Amazonas, fora de casa. Sebastián Gómez e Iury Castilho marcaram no primeiro tempo, enquanto o time mandante descontou no segundo, com Luan Silva. Assim, o time paranaense finalizou com 68 pontos e ainda afastou a chance de deixar o grande rival tomar o título.

 

Mesmo assim, a Arena da Baixada foi tomada por festa, com a vitória do Athletico-PR sobre o América-MG, por 1 a 0. Na reta final do primeiro tempo, João Cruz foi o responsável pelo gol que fez o Furacão voltar à elite um ano após ser rebaixado. Em uma forte campanha de recuperação no final, terminou a Série B como vice-campeão com 65 pontos.

Junta-se à dupla paranaense outra equipe da região Sul: a Chapecoense. A vaga foi assegurada também com uma vitória simples, sobre o Atlético-GO, por 1 a 0. Walter Clar converteu pênalti nos acréscimos do primeiro tempo e fez a equipe catarinense terminar na terceira colocação, com 62 pontos.

A pontuação é a mesma do Remo, que fechou o G4 e talvez tenha sido a grande história desta edição. Afinal, disputará a Série A pela primeira vez desde 1994. Os paraenses receberam o Goiás em um confronto direto no Mangueirão, em Belém, e venceram de virada por 3 a 1. Willean Lepo abriu o placar no início, mas Pedro Rocha e João Pedro (duas vezes) fizeram o time conseguir a vaga histórica.

Com a derrota, o esmeraldino ficou com 61 pontos e acabou deixando o G4, ultrapassado por Chapecoense e Remo. O cenário foi o mesmo para o Criciúma, que ficou com um jogador a menos em visita ao Cuiabá, e foi derrotado por 1 a 0 — gol de David Miguel.

 

 

Ferroviária cai

 

Paysandu, Volta Redonda e Amazonas já haviam caído para a Série C, e apenas a última vaga do Z4 estava indefinida, com três times na disputa. A Ferroviária foi quem amargou o rebaixamento, ao ser derrotada pelo Operário, por 2 a 1, de virada. O time do interior paulista ficou na 17ª colocação, com 40 pontos.

Outros ameaçados, o Athletic venceu o Paysandu por 2 a 1, enquanto o Botafogo-SP ficou no empate sem gols com o Avaí.

A última rodada da Série B havia se iniciado no meio da semana, com jogos de times que já não disputavam mais nada. Na quarta-feira (19), Vila Nova e Volta Redonda ficaram no empate por 2 a 2. E, no sábado, o Novorizontino venceu o CRB por 3 a 0.

 

*Fonte: extra.globo.com

Comentários