Moradores de Caracas, na Venezuela, relataram um intenso tiroteio no centro da capital na noite desta segunda-feira (5). Segundo as informações iniciais, os disparos teriam começado após a presença de drones sobrevoando áreas próximas ao Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano. Não há explicação oficial até o momento sobre a origem dos drones nem sobre o motivo da ação.
As informações foram divulgadas pelo canal colombiano Noticias Caracol. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram drones no céu do centro da cidade, enquanto militares atiram contra os equipamentos, possivelmente para impedir a aproximação do Palácio de Miraflores e do Palácio Legislativo Federal.
De acordo com relatos preliminares, ministérios e prédios do governo local foram evacuados na região onde ocorreram os disparos. Ruas e comércios próximos, como a Avenida Urdaneta, foram fechados por segurança, e moradores foram orientados a permanecer em casa até que a situação seja esclarecida.
Fontes da Noticias Caracol informaram que, por enquanto, os prédios governamentais localizados no centro de Caracas, considerado o epicentro da crise, continuam sendo evacuados. Clientes e moradores ficaram impedidos de circular nas áreas próximas devido à emergência.
O episódio acontece poucas horas após a posse de Delcy Eloína Rodríguez Gómez como presidente interina da Venezuela, em meio ao agravamento da crise política no país. Ela é ex-vice-presidente de Nicolás Maduro, que atualmente enfrenta acusações.
A posse ocorre após ataques militares realizados em território venezuelano no dia 3 de janeiro, atribuídos ao governo dos Estados Unidos, durante a presidência de Donald Trump, que resultaram na captura do líder do partido governista e de sua esposa, Cilia Flores.
Até a última atualização, as autoridades venezuelanas não haviam se pronunciado oficialmente sobre o incidente com drones nem sobre o tiroteio registrado no centro da capital.
Fonte:Scc10