Menu
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Morre uma das vítimas de intoxicação por metanol na Bahia
Por Administrador
Publicado em 04/01/2026 06:12
Segurança

Uma das vítimas de intoxicação por bebida alcoólica com metanol na cidade de Ribeira do Pombal, na Bahia, morreu na noite de sexta-feira (02). Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos, estava internado no Hospital Couto Maia, em Salvador.

 

 

 

 

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Vinícius deu entrada inicialmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, no dia 27 de dezembro de 2025, com quadro clínico severo. Entre os sintomas apresentados estavam tontura intensa, gosto amargo na boca, visão turva e taquicardia. Diante da gravidade, ele foi transferido para Salvador, onde permaneceu internado até o óbito.

 

Segundo familiares, Vinícius não tinha parentesco com os noivos envolvidos no evento investigado e não participou da festa de noivado onde outras vítimas passaram mal. Ele teria consumido a bebida alcoólica no dia anterior, após comprar o produto no mesmo depósito onde foi adquirida a vodca utilizada na comemoração, o que explica o fato de ter sido o primeiro a manifestar os sintomas de intoxicação por metanol.

 

Ao todo, sete pessoas foram intoxicadas. Seis delas ingeriram drinks preparados com vodca durante a festa de noivado realizada em Ribeira do Pombal. Vinícius, embora não estivesse presente no evento, consumiu bebida proveniente do mesmo local.

 

As investigações continuam para apurar a origem da bebida contaminada e eventuais responsabilidades.

 

O prefeito de Ribeira do Pombal, Eriksson Silva, lamentou a morte de Vinicius e afirmou que a gestão municipal vai seguir atuando para evitar novos casos: "cabe a nós seguirmos atuando com rigor na fiscalização, em parceria com os órgãos competentes, para proteger a saúde e a vida da nossa população".

 

Depósitos de bebidas fechados

A Polícia Civil, em conjunto com a Vigilância Sanitária do município, realizou a lacração do estabelecimento onde as bebidas foram compradas. Outros dois pontos comerciais da cidade também tiveram produtos apreendidos.

 

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o momento não há registro de novos casos suspeitos de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal ou em municípios vizinhos.

 

A intoxicação foi confirmada na quarta-feira (31), após laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que identificou a presença de metanol nas bebidas apreendidas e em amostras de sangue das vítimas. O metanol é uma substância altamente tóxica, com risco de lesões graves e morte.

 

 

 

A Prefeitura de Ribeira do Pombal, na Bahia, determinou, na quarta-feira (31), a proibição da comercialização, distribuição, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas destiladas no município. Segundo a gestão municipal, a decisão se baseia em laudos oficiais. “A decisão considera a confirmação, por análises laboratoriais oficiais, da adulteração de bebidas destiladas apreendidas e a identificação de substâncias tóxicas em amostras biológicas de pacientes atendidos na rede de saúde, caracterizando risco sanitário comprovado e emergência em saúde pública”, disse a prefeitura.

 

Fonte: Sbt News

Comentários